quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A FERRENHA DISPUTA DOS "ZECAS" EM UNIÃO

FORROZEIROS DE UNIÃO DISPUTAM O USO DE NOME ARTÍSTICO

Zeca e Banda Musical - O Arrastão do Forró... Quem mora em União ou cidades vizinha no estado do Piauí  e Maranhão, certamente conhece e provavelmente já participou de festas e eventos animados pelo forrozeiro Zeca e Banda. Eis que de alguns meses pra cá, um certo Leonardo, muito fã do Zeca e Banda, resolveu cantar imitando o seu ídolo.
Muito elogiado pelos que lhe ouviam, foi tomando gosto pela "coisa" e incentivado a cantar em festinhas pelo interior de União e Lagoa Alegre. 
Zeca e Banda sabendo de alguém que lhe admirava a ponto de imitá-lo, ficou de certa forma orgulhoso e até dividiu o palco algumas vezes com o novo talento, que já se sentindo mais à vontade, passou a usar o nome artístico de Zeca e Banda Cover. 
A partir daí, passou a fazer contratos e animar grandes festas usando o nome do seu ídolo, só acrescido de "cover". A fama de Zeca e Banda Cover, correu rápido e logo a grande maioria dos promotores de festas e eventos tanto da cidade quanto do interior, passaram a contratá-lo.
Muita gente (principalmente da zona rural), não sabe o que significa "cover" e ao ouvir o convite de festa com ZECA E BANDA COVER, imaginavam tratar-se do original e, sempre deu bons resultados.
A grande diferença de preços para contratar o original e o cover (cerca de 70%), fez com que a preferência pelo mais barato chegasse a incomodar o dono do nome que já está no mercado da música regional há cerca de 20 anos, construindo seu público e sua clientela.
Procurado pelo ZECA (original) para passar a usar o seu próprio nome, Leonardo concordou, mas não teve a aceitação dos organizadores de festa, que insistem em anunciar ZECA E BANDA COVER, sabendo que se anunciar LEONARDO E BANDA, não terá a mesma atração junto ao público.
Resumindo: O Zeca e Banda original, não aceita mais o uso do seu nome, pelo "cover", Leonardo segue fazendo sucesso usando o nome que lhe inspirou e, os donos de clubes não aceitam a mudança para Leonardo e Banda.
Será que vai acabar na justiça? Provavelmente, pois o que era admiração, transformou-se em aversão, de ambas as partes.