quinta-feira, 20 de junho de 2013

ANIMAIS COM CALAZAR E SARNA: UMA AMEAÇA À SAÚDE PÚBLICA

A cidade de União já pode ser considerada uma cidade de porte médio e para tanto precisa que as autoridades se adequem às reais necessidades da população.   Há quem diga que somos apenas uma pequena cidade do interior do Piauí, mas é só olhar ao redor e verificar que já somos crescidinhos. Se não, vejamos: Temos vários taxis, inúmeros moto-taxis, vários motéis, restaurantes, pizzarias, sorveterias e tantas outras coisas de cidade em desenvolvimento. Mas quando olhamos o lado da saúde pública, voltamos aos idos anos 70. Dentre tantos problemas que enfrentamos na saúde do nosso município, quero citar um em particular que tem me chamado a atenção. É o caso dos cães que perambulam pelas ruas, às vezes causando acidentes (principalmente com motociclistas), mordendo pessoas e o pior, sem qualquer controle de zoonoses, espalham entre sí, os mais diversos tipos de doenças.
É muito comum vermos pelas ruas, cães com o corpo tomado pela sarna. Os donos geralmente os enxotam de dentro de casa e eles vagam pelas ruas espalhando o mal entre outros animais e levando riscos às pessoas.
O calazar é outro mal que é especialmente disseminado pelos cães que servem de hospedeiros, onde uma determinada espécie de mosquito (mosquito palha) faz o contágio entre o animal e o homem.
Tudo isso parece coisa de cidade grande, mas nas metrópoles tem o serviço de captura de animais que vagam pelas ruas, o que efetivamente não acontece em União.
É hora das autoridades locais se conscientizarem de que saúde pública é essencial e o melhor mesmo, é prevenir, porque tentar remediar depois, pode sair muito mais caro e às vezes ser tarde demais.

Saiba Mais sobre o CalazarSaiba Mais sobre a Sarna