quinta-feira, 29 de agosto de 2013

DIA NACIONAL DO VAQUEIRO NASCEU EM UNIÃO - PIAUÍ

29 DE AGOSTO DIA NACIONAL DO VAQUEIRO

DIA DO VAQUEIRO - TUDO COMEÇOU EM UNIÃO-PI


Dia instituído pela Lei número 11.797/08. Questões históricas justificam a escolha da data para comemorar o Dia Nacional do Vaqueiro. No estado do Piauí, na cidade de União, no dia 29 de agosto de 1944 foi organizada a primeira passeata de vaqueiros do Brasil.

O tipo étnico do vaqueiro provém do contato do branco colonizador com o índio, durante a penetração do gado nos sertões do Nordeste brasileiro.
O vaqueiro é a figura central de uma fazenda. Seu trabalho é árduo e contínuo. Passa grande parte do tempo montado a cavalo percorrendo a fazenda, fiscalizando as pastagens, as cercas e as aguadas (fonte, rio, lagoa ou qualquer manancial existente numa propriedade agrícola).
O maior problema enfrentado pelo vaqueiro é o da água. Às vezes o gado tem que ser levado por dezenas de quilômetros até os bebedouros. Na época da migração ele tem que conduzir o gado para lugares distantes na ida e na volta.
Cabe a ele ainda reunir os animais nos currais, além de ferrá-los, ou seja, utilizando um ferro em brasa colocar em cada um a marca do seu dono.


PATRULHA DOS JEGUES

JUMENTOS À SOLTA OFERECEM PERIGO NO CENTRO DE UNIÃO

A nossa querida União já é uma cidade de porte médio, com um considerável volume de tráfego de veículos. Por isso mesmo, merece uma atenção especial do poder público. Na manhã desta quinta-feira (29/08), no pique dos festejos de São Raimundo Nonato, quando a cidade é procurada por milhares de visitantes, turistas e romeiros, conseguimos este flagrante, onde um grupo de pelos menos 5 animais, encontrava-se na margem da Rua 7 de Setembro, esquina com a Rua Vereador Pedro Machado, bem no centro da cidade.
Local super movimentado, o que além de ser um perigo iminente de acidente, ainda causava uma péssima impressão a quem passava por ali e se deparava com uma "patrulha" de jegues numa esquina do centro de União. Precisamos urgentemente de um serviço de apreensão de animais eficiente. Além de animais de grande porte como cavalos, bois, porcos, tem o caso dos cães que andam à vontade pelas ruas, alguns até com doenças infecciosas como já mostramos neste blog, levando à população, além de riscos de acidente de trânsito, também o risco de contaminação por zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para o homem). como a raiva, o calazar, etc. Vale sempre salientar que este blog não tem conotação político-partidária, aqui só tratamos de assuntos que sejam de real interesse da população.