domingo, 22 de junho de 2014

PERIGO DO REAPROVEITAMENTO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS

EMBALAGENS DE PRODUTOS QUÍMICOS: PERIGO A VISTA

          O povo que mora especialmente na zona rural do nosso município (União a 60 Km de Teresina), tem um velho costume de reaproveitar tudo que é embalagem. Garrafas pet, galões de tinta, etc. Mas dentre tantas embalagens que se reaproveita, tem um tipo, que representa perigo real à saúde: são as embalagens de produtos químicos usados em hospitais, na agricultura, para limpeza e conservação de piscinas e outras.
As pessoas menos esclarecidas vêm aquelas embalagens limpinhas (aparentemente) e logo imaginam uma utilização para o vasilhame. A principal delas é o armazenamento de água, em especial na zona rural, onde geralmente a fonte de água fica distante de casa e precisa-se de muitos galões para transporte e armazenamento do líquido precioso.
Sabendo da grande procura, os comerciantes tradicionais nos arredores do mercado municipal, nas ruas por onde passam ônibus e vans para o interior, colocam bem à mostra um leque de opções em embalagens plásticas para vender, embora muitas delas contenham a inscrição "PROIBIDO REUTILIZAR ESTA EMBALAGEM". 
O homem do campo, geralmente de pouco ou nenhum estudo, jamais vai ler aquele alerta e mesmo quando leem, imaginam que lavando e escaldando, estará tudo resolvido. Com o passar do tempo as consequências aparecem e às vezes de forma irreparável.
O nosso blog pensando no bem popular e sabendo que a venda de embalagens descartáveis em União é a coisa mais normal do mundo, sugere ao poder público, que seja designado o setor competente para uma fiscalização rigorosa, no sentido de tirar do mercado, as embalagens que possam oferecer risco à saúde já fragilizada da nossa população carente.
Que vai causar mal estar nos comerciantes, isso vai, mas o mais importante é a saúde do povo que se atingida, vai refletir em mais internações, mais gastos com a saúde pública. Bom mesmo é usar a estratégia de: "é melhor prevenir do que remediar".